sábado, 15 de maio de 2010

JUMP x DRENAGEM LINFÁTICA

Saltos sob mini-trampolim equivalem a uma sessão intensa de drenagem linfática .
Comparado com as massagens corporais, a aula de Jump traz melhores resultados pela alta contração dos músculos inferiores, além de promover uma perca de 700 cal/ aula.
Exercícios que aliam drenagem linfática, resistência e movimentos de alta contração dos músculos das pernas. Isso porque a massagem, não provoca a contração voluntária dos músculos, ao contrário do exercício físico que realiza uma contração gerada pelo próprio músculo em atividade. A forma mais conhecida de incentivar a drenagem linfática é a massagem. Por meio da palpação, garante um sentido de compressão na musculatura que atinge os vasos linfáticos, fazendo com que seja gerada uma linha ascendente da linfa por meio dos vasos, o que diminui os índices e acúmulos desta excreção. Já durante os movimentos no Jump, os saltos no mini-trampolim geram uma grande contração dos músculos dos membros inferiores, gerando ao redor dos vasos linfáticos uma compressão capaz de provocar uma curva ascendente muito maior do direcionamento da linfa para a bexiga. Isto explica o desejo em urinar logo após a aula. A prática do Jump tem como resultado a desobstrução da corrente sanguínea, combate a edemas e auxílio aos gânglios na excreção das toxinas por meio dos órgãos responsáveis: rins, intestinos e glândulas.
A linfa é o resultado de um sistema de filtragem do sangue que ocorre nos gânglios, responsáveis pelo sistema de defesa natural e que produzem um líquido formado por proteínas e toxinas, expelidas do corpo por meio do sistema linfático. Este processo pode ser lento ou dificultado por fatores como maus hábitos alimentares, sedentarismo, stress e acúmulo de ácido láctico.
* A aula é contra-indicada a gestantes, pessoas com labirintite e praticantes que apresentam grandes instabilidades nas articulações dos membros inferiores – tornozelos, joelhos e quadril. Benefícios: - Eliminação dos ácidos lácticos - Desintoxicação dos tecidos - Modelagem da gordura localizada - Quebra de fibroses e celulite - Potencialização e oxigenação da musculatura, favorecendo a hipertrofia (aumento de massa muscular)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Adote o Casual Day: tire folga da gravata e do blazer

Dependendo da função e do próprio ambiente de trabalho, muitos profissionais se veem obrigados a usar roupas "pesadas" como paletó, gravata, saias justas, blusas de mangas compridas e outras peças nem sempre confortáveis como sapatos fechados ou, então, altos. No início do expediente até que a pessoa pode se sentir elegante, mas ao final do dia, certamente os saltos clássicos que dão elegância às mulheres ou os nós juntos aos colarinhos das camisas engomadas começam a ficar desconfortáveis. Hoje, muitas organizações adotam o Casual Day - uma prática que surgiu no final da década de 70, nos Estados Unidos.
Na oportunidade, o objetivo das empresas foi o de diminuir o nível de estresse e melhorar a performance dos trabalhadores, dando a eles a chance de usarem uma vez por semana roupas mais confortáveis. No entanto, antes de instituir o Casual Day é preciso que a organização, principalmente através da área de Recursos Humanos faça uma campanha de conscientização junto aos profissionais. Confira algumas dicas que podem ajudá-lo a implantar essa iniciativa no link http://www.rh.com.br/Portal/Qualidade_de_Vida/Dicas/6371/adote-o-casual-day-tire-folga-da-gravata-e-do-blazer-.html#conteudo_base

terça-feira, 11 de maio de 2010

ALGUNS TIPOS DE BEBIDAS E A SUA RELAÇÃO COM A HIDRATAÇÃO

Refrigerantes
Os refrigerantes são considerados alimentos de “calorias vazias”, pois possuem apenas calorias e água na sua composição, não fornecendo nenhum nutriente a mais para o corpo. Além disso, são bebidas gaseificadas, o que pode causar desconfortos intestinais e tem uma absorção mais lenta, não sendo ideais para a hidratação.

Bebidas energéticas
São bebidas que contém cafeína, uma substância estimulante, grande quantidade de açúcar, por isso, o nome energético, devido a energia proveniente do açúcar, além de aminoácidos e vitaminas, entre outras substâncias. Devem ser consumidas com moderação e não com a finalidade de hidratação, pois a combinação açúcar e cafeína auxiliam na eliminação de água devido ao efeito diurético da cafeína e o aumento da sede.

Bebidas isotônicas
São soluções cuja concentração de moléculas (osmolalidade) é semelhante aos fluidos do nosso corpo. São usadas principalmente para repor água e sais minerais perdidos pela transpiração ou outras formas de excreção, pois não interferem no equilíbrio hidroeletrolítico do corpo. São bebidas isotônicas o soro caseiro, água de coco, e outros isotônicos industrializados como Gatorade, SportDrink, Marathon etc. Podem ser consumidos por praticantes de atividade física, mas gestantes, lactantes, hipertensos, diabéticos, celíacos e pessoas com doenças renais não devem consumir o produto industrializado.

Água de coco
Líquido riquíssimo porque contém muitos nutrientes. É considerado um isotônico natural já que apresenta vários eletrólitos como sódio, potássio, fósforo e cloro por isso possibilita uma absorção mais rápida, recuperando as perdas dos minerais. É um líquido perfeito para reposição de água e eletrólitos, perdidos em atividades físicas ou na desidratação. Também possui na sua composição carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e fibras.

Suco de frutas
Ricos em vitaminas e minerais, os sucos de frutas fazem bem o papel de repositores hidroeletrolíticos, além de refrescantes, fornecem energia, acalmam e hidratam. Devem ser alternados com a água e não substituí-la.

Água
O melhor nutriente para repor líquidos para o corpo. Não tem comparação com nenhuma outra bebida. Água sempre.

BEM VINDOS!




Sejam Bem vindos ao mais novo Blog onde você encontrará sempre novidades na área de Qualidade de Vida e Saúde. Hoje em dia com a vida cada vez mais corrida e o stress tomando conta de todos nós, precisamos de um tempo para não pensar em nada e cuidar de nós mesmos, dos mecanismos mais importantes que temos que é nosso corpo e mente. Sem estes dois funcionando em perfeita harmonia não conseguimos realizar todo o resto.
Espero todos aqui sempre para trocarmos idéias e aprendermos sempre juntos.
Obrigada
Profa. Adriana